SIMULADO_02

Com o objetivo de avaliar o sistema RESCUER, pesquisadores do Fraunhofer Project Center realizaram simulado no Pólo Petroquímico de Camaçari, no dia 30 de junho. “Nós definimos um cenário simulando uma explosão seguida de fogo, e a partir disso pedimos aos participantes localizados nas diversas zonas do suposto incidente que enviassem reports utilizando o aplicativo RESCUER”, explicouAna Maria Amorim, uma das organizadoras do evento.

Para isso, foram definidas zonas – quente, morna e fria, de acordo com a proximidade da área do incidente – de onde os participantes mandavam informações relativas à emergência, como texto, fotos e vídeos, através do Mobile Crowdsourcing Solution (MCS). Essas informações podiam ser visualizadas pelas pessoas que formavam o Comitê de Crise do Pólo e que também estavam participando da simulação avaliando o módulo de visualização do sistema, ERTK (Emergency Response Toolkit).
Após a simulação, foi aplicado um questionário com o objetivo de avaliar a solução proposta, tanto o aplicativo instalado no celular quanto o módulo de visualização das informações, utilizado pelas forças de comando que gerenciam a emergência. Os participantes deram sua opinião, fazendo críticas e sugerindo melhorias: “Eu gostaria de ter recebido uma mensagem informando o sucesso do envio da minha foto”, contou Kate Santos.

Estiveram presentes 30 voluntários do Pólo de diversas instituições como: CCC, Cetrel, CIPE, Cofic, Corpo de Bombeiros CAM, CTCE, Defesa Civil (Dias D’Ávila e Camaçari), NUDEC, PAME; além de representantes de diversas empresas como Bahiagás, Brasken, BSC, Copenor, Cristal, Deten, Paranapanema, Transpetro.

Drone e SmartWatch
O sistema RESCUER permite a integração de dispositivos para expandir sua performance. O drone surge como uma possibilidade de filmar e fotografar locais inacessíveis ou lugares onde as pessoas poderiam estar em perigo. Já o smartwatch é uma solução para a forças de combate, bombeiros por exemplo, que não podem manusear o celular e que poderiam acionar o RESCUER através de comando de voz.